TAG: Transtorno de Ansiedade Generalizada

Olá Pessoal! Como vocês estão? Bom, hoje vamos falar sobre um assunto que vem sendo cada vez mais comum em nosso cotidiano, sobre ansiedade. Quem nunca esteve ansioso, não é mesmo? É importante compreendermos quando a ansiedade ultrapassa os níveis da normalidade e torna-se patológica. Há muitos tipos de transtorno de ansiedade, como, por exemplo, a fobia social, a síndrome do pânico etc. Contudo, falaremos sobre o Transtorno de Ansiedade Generalizada, bem como suas características, o que difere de uma ansiedade comum e também falaremos sobre o tratamento.
 As principais características da TAG são a ansiedade e preocupações excessivas. Vamos ler um trecho retirado do DSM V (Manual Diagnóstico e Estatistico de Transtornos Mentais):

"As características essenciais do transtorno de ansiedade generalizada são ansiedade e preocupação excessivas. A expectativa apreensiva acerca de diversos eventos ou atividades. A intensidade, duração ou frequência da ansiedade e preocupação é desproporcional à probabilidade real ou ao impacto do evento antecipado. O indivíduo tem dificuldades de controlar a preocupação e de evitar que pensamentos preocupantes interfiram na atenção as tarefas em questão. Os adultos com transtorno de Ansiedade generalizada frequentemente se preocupam com circunstâncias diárias da rotina de vida, como possível responsabilidades no trabalho, saúde, finanças, a saúde dos membros da família, desgraças com seus filhos ou questões menores (p. ex, realizar tarefas domésticas ou se atrasar para compromissos" (DSM V pág. 223)

    Como explicado no trecho acima, pessoas com este transtorno acabam tendo preocupações além do normal, é o que difere da ansiedade não patológica, é normal vezes ou outra termos preocupações, faz parte da nossa vida, mas estas não tem um impacto significativo sendo considerada saudável, já no TAG a preocupação é excessiva e desproporcional com a realidade, muitas vezes antecipamos várias situações que vamos enfrentar com pensamentos preocupantes intensos e frequentes, e quando realmente vivemos, percebemos que fora desnecessário essa preocupação toda. E como vimos, essas preocupações podem estar ligadas a rotina, com tarefas consideradas mais simples, tudo isso acaba interferindo significativamente nas relações sociais, como no trabalho ou em outros ambientes o que podemos distinguir da ansiedade não patológica, que não há preocupação excessiva, e a forma de lidar é mais manejável.
Outra característica que distingue o Transtorno de Ansiedade Generalizada e a ansiedade normal, é a intensidade, duração e a angustia que acompanha estes pensamentos e geralmente ocorrem sem precipitantes, ou seja, não há uma situação especifica para o surgimento da ansiedade.
Sintomas físicos também costumam acompanhar o TAG, por exemplo, inquietação motora ou sensação de estar com os nervos à flor da pele, tensão muscular, o que não é comum numa ansiedade não patológica. Para compreendermos um pouco mais sobre o TAG, vou transcrever alguns dos critérios diagnósticos abaixo. Mas é importante ressaltar que para uma maior compreensão, e para tratamentos é necessário procurar um profissional de psicologia.


Critérios Diagnósticos 

A.   Ansiedade e preocupação excessivas (expectativa apreensiva) ocorrendo na maioria dos dias por pelo menos seis meses, com diversos eventos ou atividades (tais como desempenho escolar ou profissional)
B.   O indivíduo considera difícil controlar a preocupação.
C.   A ansiedade e a preocupação estão associadas com três (ou mais) dos seguintes seis sintomas (Com pelo menos alguns deles presentes na maioria dos dias os últimos seis meses)
1.    Inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele.
2.    Fatigabilidade
3.    Dificuldade em concentrar-se ou sensações de branco na mente
4.    Irritabilidade
5.    Tensão muscular
6.    Perturbação do sono (Dificuldade em conciliar ou manter o sono, ou sono insatisfatório e inquieto).

D. A ansiedade, a preocupação ou os sintomas físicos causam sofrimento clinicativamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas. (DSM-V, pág. 222)

Para obter o diagnóstico deste transtorno é preciso que o indivíduo atenda a todos estes critérios, e então, para uma melhor qualidade de vida, é importante buscar uma intervenção de um profissional, existem, por exemplo, técnicas de relaxamento, a distração, que é envolver-se em tarefas que tirem o foco dos pensamentos preocupantes, os trabalhos manuais, como a pintura, crochê etc, por exemplo, que podem ter um efeito importante no tratamento deste transtorno, entre outras técnicas, o importante é procurar ajuda o quanto antes possivel. Se desconfia que pode ter este transtorno ou conhece alguém , o melhor a se fazer é procurar um profissional que poderá orientar no tratamento. 

          Referência Bibliográfica:


 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA. Manual Diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. DSM-V. Editora Artmed. 5º Ed. 2013.

Share This Article:

,

CONVERSATION

0 comentários :

Postar um comentário